O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Gerais

Podem submeter trabalhos à MEDIUS graduados, pós-graduandos, pós-graduados, desde que professores e/ou pesquisadores de instituições educacionais e de pesquisa do Brasil e do exterior e/ou integrantes de movimentos sociais. Submissões são aceitas por período indicado nas chamadas para submissão de artigos, amplamente divulgadas.
Cada trabalho pode apresentar até 3 (três) autores, sendo pelo menos 1 (um) deles pós-graduado; cada pessoa pode submeter até 1 (um) trabalho como autor por edição.
Adota-se o sistema de avaliação anônima dupla para análise dos trabalhos encaminhados.
Documentos que não estejam de acordo com os critérios e características técnicas exigidos não terão sua submissão aceita.
O prazo para resposta ao(s) autor(es) do documento submetido é de, no mínimo, 15 dias antes do lançamento da edição.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Para publicação, o(s) autor(es) deve(m) assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução, ao IFMT.

Folha de identificação

Em arquivo separado, deve ser encaminhada folha de identificação do(s) autor(es), conforme segue:
Título do trabalho, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, experiência profissional e/ou acadêmica atual, área(s) de interesse em pesquisa, instituição(ões) de vinculação, e-mail, telefone;
Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao trabalho;
No rodapé constarão a titulação máxima e a filiação institucional de cada autor.

Artigo

Os textos devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas: 
Formatação:
Papel A-4 (29,7 x 21 cm);
Margens: superior = 3cm, inferior = 2cm, esquerda = 3cm e direita = 2cm;
Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior;
Caracteres Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de entrelinha 1,5 e texto com alinhamento justificado;
Título com caracteres Times New Roman, tamanho 12, centralizado em maiúsculas e em negrito.
O artigo deve possuir entre 20 mil e 25 mil caracteres com espaços;
Citações com mais de 3 linhas devem ter parágrafo próprio com fonte 10, entrelinha 1,0 (simples), com 4cm de recuo com relação à margem esquerda, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso);
Citações com menos de 3 linhas devem ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso). 
Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem conter legenda;
Negrito deve ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos;
Itálico deve ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira;
Aspas duplas devem ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados;
Aspas simples devem ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas;
Colocar título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).
Enviar resumo do texto em português e inglês, em que constem objetivo, método, resultado e conclusões, bem como de três a cinco palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, em ambas as línguas, para difusão internacional. O resumo deve ter até 1.000 (um mil) caracteres, com espaços.
Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT NBR6023.
Notas devem ser colocadas no rodapé. Use-as o menos possível, numerando-as sequencialmente no corpo do texto. 
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço medius@pdl.ifmt.edu.br.

Saudações.